sexta-feira, 21 de março de 2014

wrap adaptado do masterchef junior austrália :)

do pouco que vi do Masterchef Junior (Austrália), houve um episódio que me chamou à atenção, tanto pela receita como pelo projecto escolar diferente, em que crianças têm responsabilidade sobre uma horta e além das aulas do currículo habitual, ainda têm cozinha (cool!).

num momento em que só posso ver este tipo de programas quando estou a comer, correndo o risco de ficar muito mal disposta, esta refeição de Stephanie Alexander prendeu-me porque é diferente, no entanto até simples.

começou com os pães ázimos (porque têm de repousar 30 min), mas eu não ouvi (acho que foi mesmo eles não disseram) as quantidades de água e às tantas... comprei uns wraps que basta ir uns segundos à frigideira.

para a carne, começamos por torrar numa frigideira (sem azeite) e uma especiaria de cada vez, cominhos e sementes de coentros. quando começamos a sentir o cheiro a intensificar-se, está bom. retiramos para um almofariz. quando ambos estiverem torrados, pilamos. não tinha sementes de coentros e troquei por outra especiaria em pó, por isso não foi necessário almofariz.


coloquei na trituradora 1/2 cebola, raspa de limão, alecrim (não está na receita original - ver à frente), salsa e coentros. triturei. juntei 500 gr carne de vaca, sal, pimentão doce em pó, as especiarias. triturei. o objectivo é ficar pastoso.


se virem no site, a Stephanie fez espetadas usando a rama do alecrim, como não tinha rama e o meu objectivo não era espetadas, usei alecrim na mistura da carne. em vez de espetadas, fiz hamburgueres pequenos. grelhei.


tudo acompanhado com duas saladas.

salada de cenoura, em que se rala a cenoura, junta-se coentros picados, 2 col sopa pistácios (não tinha), passas, sal, azeite, sumo de 1/2 limão, 3 gotas de água de rosa (também não tinha, a senhora diz que é este "o" ingrediente, fica para a próxima). juntei alface picadinha (não estava na receita). mexer tudo.
salada de iogurte e espinafres, cozemos espinagres e cortamos pequeno - os espinafres têm de escorrer muito bem. juntamos ao iogurte natural tal como sal e pimenta, mexemos - apesar da Stephanie chamar salada, é molho.


esta receita foi apresentada como light. acreditei e acredito. e penso que a água na boca surgiu por fazer-me lembrar as shoarmas.

nem me dei ao trabalho de empratar bonitinho. havia a taça do molho, a taça com a salada, o prato dos hamburgueres e o dos pães. vamos lá fazer uns rolinhos.



ambos gostámos muito. espero repetir em breve. acho que é uma ideia gira para uma refeição "de picar" vários pratos, entre amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails